Mulan Disney

A História de Mulan: Conheça a lenda chinesa por trás do filme!

Você já viu o novo filme sobre a história de Mulan? No nosso post, você vai conhecer a lenda chinesa que inspirou toda a sua cinematografia. Não perca!

historia de mulan

Aposto que muita gente já teve contato com a história de Mulan ou, ao menos, sua canção clássica, chamada “homem ser”.

A animação de 1998 ainda está presente na memória dos mais saudosistas e, para nossa alegria, o live-action chegou em 2020.

Falando nisso, você sabia que a verdadeira história de Mulan é baseada em uma lenda chinesa disseminada desde o final dos anos 400 d.C.?

Se quiser saber um pouco sobre o que há por trás dessa história inspiradora e aprender sobre as superstições chinesas, venha com a gente neste texto! Boa leitura!

O que a verdadeira história de Mulan diz?

A história de Mulan está em textos datados por volta do ano 400 d.C. Por causa disso, ela recebe o posto de uma das narrativas mais antigas do folclore chinês.

Seu texto é escrito em um poema bastante longo, com quase 300 ideogramas e conta a jornada de uma menina que se disfarça de homem para se juntar ao exército chinês. 

O objetivo da personagem era livrar o pai de lutar na guerra (das dinastias do norte da China e da Mongolia), já que ele era muito idoso e doente.  

Ao longo da narrativa do poema, muitos soldados morrem. Porém, com bravura e coragem, Mulan volta de maneira honrosa à sua terra natal. 

Apesar de merecer créditos, ela recusa a recompensa do Imperador, pois, em seu ponto de vista, acredita que apenas cumpriu o dever.

No final, diferentemente do que acontece nos filmes, durante um banquete de boas-vindas preparado por sua família, Mulan revela sua verdadeira identidade. Sob olhos chocados de seus colegas de guerra, livra-se do uniforme.

Como a Disney fez a adaptação da história de Mulan?

Mulan Disney

Essa história de Mulan fez com que adaptações surgissem ao longo dos anos.

No século XVI, por exemplo, peças teatrais chinesas deram interpretação ao poema, adicionando romances e outros detalhes. 

A título de curiosidade, a encenação “Mulher Mulan Vai ao Exército no Lugar de seu Pai”, escrita por volta de 1500, a personagem acaba tendo um casamento arranjado pela família.

Ou seja, assim como toda lenda, essa também é contada de várias formas. Inclusive, se você for um telespectador atento, perceberá pequenas diferenças nas duas produções da Disney.

Na de 1998, por exemplo, Mulan tem um final semelhante ao abordado no teatro. Já a de 2020 se aproxima bem mais da lenda original de Mulan, conforme era a intenção.

Chinesa REAGE ao TRAILER de MULAN | Pula Muralha

Por que assistir à Mulan?

Apesar das versões, assistir (ou reassistir) ao filme de Mulan será perfeito para você que quer aprender mais sobre a cultura chinesa.

Isso porque, em ambas as adaptações, você entenderá um pouco sobre a história milenar do país, ficando por dentro de alguns costumes dos chineses naquela época.

Bem, não sei qual adaptação da Disney agrada mais a você. Mas seja lá qual for a escolhida, saiba que a história de Mulan ensina uma linda lição de perseverança e bravura, que ficará em sua mente para sempre.

Gostou do artigo? Compartilhe com aquele amigo que morre de curiosidade sobre a cultura chinesa! 

Quer conhecer mais sobre a língua chinesa, entender a cultura milenar e começar a sua jornada de estudos de mandarim? Então, matricule-se em nosso Curso Gratuito de 28 dias! 

Dentro do nosso Curso de 28 dias você terá acesso a mais de 50 videoaulas, suporte diário da nossa equipe de professores e também receberá um certificado de conclusão!

Para saber mais clique no botão abaixo:

QUERO ME INSCREVER

再见!

Kenji Takada 高田

Professor de mandarim com mais de oito anos de experiência. Graduado em Letras (bacharelado e licenciatura) pela UNESP.

Posts Similares

1 Comentário

  1. O filme da Disney, nos trás grandes lições a serem refletidas e aprendidas com respeito a relação Pai e filha e na aceitação de quem nós realmente somos. O pai sabendo da potencialidade da filha e das tradições da cultura chinesa, faz com que na sua relação, seja ditada pelos conceitos da sociedade tradicional da época. A filha sai de casa, na calada da noite, pega o cavalo, a armadura e espada do pai. Apresenta-se como homem ao exército chines, e em dado momento, o homem morre e ela renasce como mulher, enfrentando os preconceitos e seguir com o objetivo de cumprir com o seu dever de salvar o rei e a dinastia. Após a realização desta tarefa, volta para casa, recusando o convite do rei de tornar-se um soldado da guarda imperial, pois jurou ser “leal, corajosa e autêntica” e para cumprir com este dever, deve retornar a casa, para redimir-se junto a sua família, pois saiu de casa na calada da noite. O imperador aceita a sua recusa, dizendo que “Dedição a família” é uma virtude essencial. Retorna ao lar, onde é recebida com todo o carinho pela sua família, e quando fala com o seu pai, pedidndo desculpa pelos seus atos, ele diz que ele é que deve pedir desculpas, pois o seu orgulho fez com qu ela saisse de casa e que um guereiro reconhece o outro. Ele diz que “ELA SEMPRE ESTEVE AO SEU LADo MAS PELA PRIMEIRA VEZ ELE CONSEGUE VE-LA.A partir deste momento, recebe outro convite feito pela guarda imperial, recebendo outra espada que tem escrito na sua lamina os valores “Coragem, Lealdade e Autênticidade e Dedicação a família. A partir dali, torna-se soldado, lider e transforma-se em uma lenda a inspirar a vida de muitas pessoas, que aspiram a viver em uma sociedade melhor. Estas lições de vida, fazem com que a meditemos e verifiquemos se estamos fazendo o mesmo em nossa relação com os nossos amados filhos. Estamos os vendo dentro dos padrões culturais e tradicionais estabelecidos pela nossa sociedade ou os estamos vendo como eles realmente são? Na minha percepção, além de diversos outros valores morais que o filme apresenta, este é o valor de maior importância para as nossas reflexões nas relações com os nossos filhoes, de forma a podermos educarmos e enxerga verdadeiramente a potencialidade deles e incentivà-los a serem os elementos de transformação dos padrões até então estabelecidos, para um padrão acima do que até então temos vivenciado, onde o respeito aos nossos valores de individualidade sejam estabelecidos dentro de comportamentos de Coragem, lealdade,autênticidade e dedicação a família, tornando-nos indivíduos do bem, lideres e lendas, na construção desta nova estrada de comportamento, pavimentando a estrada da esperança para uma sociedade melhor do que aquela que até então temos vivido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *