Conheça estes 5 provérbios chineses e seus significados

Os provérbios chineses são frases ou expressões utilizadas para transmitir algum tipo de conhecimento ou lição. Alguns provérbios são tão repetidos que se tornam ditados populares e, por isso, refletem e influenciam a cultura de determinada sociedade.

Qual a origem dos provérbios chineses?

Há dois tipos de provérbios chineses: os 成语 (chéng yǔ) e os 谚语  (yàn yǔ). O primeiro tipo são os provérbios que normalmente são compostos por quatro caracteres e o segundo tipo são os provérbios mais longos. Eles são os resultados de mais de 4.000 anos da cultura do país de Confúcio.

Por falar em Confúcio, 孔子 (kǒng zǐ) em mandarim, ele foi um dos principais filósofos do pensamento chinês, assim como Lao Zi, 老子 (lǎo zǐ) em mandarim, cujas falas se tornaram provérbios ditos até hoje. Porém, muitos provérbios populares são de origem anônima.

Vamos conhecer 5 provérbios chineses, para você aprender mandarim e levar para a vida!

1 – Dedicação

Lucas e Sisi, fundadores do Clube de Chinês

熟能生巧 (shú néng shēng qiǎo)

Tipo: 成语 (chéng yǔ)

Tradução literal: A habilidade nasce da prática.

Significado: Equivalente à expressão “ A prática leva à perfeição”, que falamos em português. Lembre-se deste provérbio quando estiver estudando mandarim, quanto mais você praticar e se dedicar aos estudos, melhores serão suas habilidades.

2 – Perseverança

Sisi, professora de mandarim do Clube de Chinês

万事开头难 (wàn shì kāi tóu nán)

Tipo: 谚语 (yàn yǔ)

Tradução literal: Todas as coisas começam difíceis.

Significado: Todas as coisas são difíceis no começo, mas com perseverança, tornam-se mais fáceis. Quando você inicia seus estudos em mandarim, os tons, os ideogramas e o idioma parecem quase impossíveis de se aprender, mas à medida que você avança em seus estudos, as coisas começam a se tornar mais fáceis e você começa a progredir.

3 – Jornada

Aprenda mandarim com estes provérbios chineses

千里之行,始於足下 (qiān lǐ zhī xíng, shǐ yú zú xià)

Tipo: 谚语 (yàn yǔ)

Tradução literal: Uma jornada de mil milhas começa com um passo.

Significado: Possui o mesmo significado da tradução literal. É um trecho do capítulo 64 do livro 道德经 (dào dé jīng) de Lao Zi, que se tornou muito popular. O 道德经 (dào dé jīng) é um dos textos clássicos chineses e um dos textos fundadores do taoísmo — uma tradição considerada tanto uma filosofia quanto religião que enfatiza viver em harmonia com o “caminho”.

4 – Trabalho duro

Provérbio chinês sobre trabalho e dedicação

磨杵成针 (mó chǔ chéng zhēn)

Tipo: 成语 (chéng yǔ)

Tradução literal: Polir uma barra de ferro até transformá-la em uma agulha.

Significado: É como o ditado que falamos no Brasil “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Esse 成语 (chéng yǔ) vem de uma história de Li Bai, ou 李白 (lǐ bái), um famoso poeta chinês.

Quando criança, Li Bai não gostava de estudar. Um dia estava andando e encontrou uma senhora polindo uma barra de ferro. Por curiosidade, perguntou a ela o que estava fazendo. Quando a senhora disse que estava polindo uma barra de ferro até transformá-la em uma agulha, ele ficou chocado e não acreditou. Porém, a senhora disse que nada era impossível com perseverança. Li Bai ficou comovido com a convicção da senhora começou a se esforçar e trabalhar duro até se tornar um dos maiores poetas da dinastia Tang.

5 – Não desistir

Ideogramas chineses. Proverbios chineses.

不到黄河心不死 (bù dào huáng hé xīn bù sǐ)

Tipo: 谚语 (yàn yǔ)

Tradução literal: Não parar até chegar ao Rio Amarelo.

Significado: Não desistir até alcançar uma meta ou tentar alcançá-la até que toda esperança tenha ido embora. Esse 成语 (chéng yǔ) cita o Rio Amarelo que, em mandarim é黄河 (huáng hé). O 黄河 (huáng hé) é o segundo maior rio da China e o sexto maior do mundo e é considerado muito importante para a economia e sociedade chinesa.

Por que aprender provérbios chineses?

Aprender provérbios chineses pode ser uma boa ferramenta para conhecer novas palavras e se comunicar melhor em mandarim. Além disso, os provérbios nos proporcionam a oportunidade de imersão na cultura chinesa, nos fazendo entender um pouco mais sobre as crenças e pensamentos chineses. Podemos utilizar desses provérbios de inspiração e motivação para aprender mandarim, alcançar metas pessoais e profissionais e viver uma vida com mais perseverança!

Gabriel, aluno do Clube de Chinês, é um ótimo exemplo de como estudar sobre o pensamento chinês é importante para os estudantes de mandarim. Como ele sempre gostou de estudar idiomas e ler, conversamos com ele e ele nos apresentou alguns livros de estudos, que abordam filosofia, pensamento chinês e também língua chinesa.

Quais desses provérbios você mais gostou? Já conhecia algum deles? Conte aqui nos comentários e compartilhe com a gente!

Nicole Espoladori
Professora no Clube de Chinês, graduada em Relações Internacionais pela UNICSUL e bolsista na Universidade de Hubei. Entusiasta de línguas estrangeiras e apaixonada por explorar diferentes culturas.

2 Comentários

1. Boa tarde eu dei uma parada na língua chinês mas já retornei estou praticando o ideograma para eu começar o 2 livro, voltei a praticar com os ideogramas, se tudo dar certo o ano quem vem pretendo passear na china para conhecer o país agradeço muito vocês eu acompanho vocês no youtube, abraço para vocês ..