Sisi e Lucas. Clube de Chinês do Pula Muralha
|

Conheça a Pula Muralha, startup de mandarim que começou no YouTube

Descubra como professora de mandarim e jornalista desenvolveram método de ensino de mandarim para brasileiros de forma leve e descomplicada.

Sisi e Lucas, sócios da startup de mandarim Pula Muralha

A China deve ultrapassar os Estados Unidos ainda nesta década e se tornar a maior economia do mundo. Por isso mesmo, algumas pessoas até dizem que o mandarim será o “novo inglês”. Diante desta realidade, com cada vez mais oportunidades de emprego e negócios, estudar mandarim parece ser um caminho natural.

O grande desafio é que a língua chinesa tem uma origem bastante diferente da portuguesa, e para encarar este desafio é necessário encontrar boa orientação e metodologia. Foi com o propósito de oferecer um método focado em resultados que surgiu a Pula Muralha, startup criada a partir de um canal no YouTube. A Pula Muralha está com pré-matrículas abertas para a sua próxima turma, que abre oficialmente agora no próximo dia 4/4. Saiba tudo sobre esta turma aqui.

Como tudo começou 

Sisi, fundadora do Clube de Chinês, professora com larga experiência no Brasil, mestra em ensino de mandarim pela Universidade de Hubei, na China, e em Relações Internacionais pela UNESP, no Brasil.

A história da Pula Muralha começa no YouTube, a partir do encontro entre a professora Si Liao, mais conhecida como Sisi, “chinesa da China mesmo”, como ela gosta de contar em seus vídeos, e o jornalista Lucas Brand, “brasileiro do Brasil mesmo”, que decidiu estudar mandarim.

A jornada de Sisi como professora de chinês teve início em 2010, quando estudava Linguística Aplicada para seu mestrado em Wuhan, na China. Durante esse período, ela viajou ao Brasil para dar aulas de chinês, em uma parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

A experiência como professora de chinês foi muito além do que a professora Sisi poderia imaginar. No Brasil, ela deu aulas em empresas, escolas de idiomas e decidiu ficar mais tempo no país. Voltou à universidade para um mestrado em Relações Internacionais e conheceu o jornalista Lucas Brand, que estava estudando mandarim e sugeriu que ela poderia usar a internet como ferramenta de ensino.

Para a professora Sisi, um dos maiores desafios para ensinar mandarim, em escolas ou pela internet, era a falta de materiais didáticos especializados. “Sentia muita dificuldade porque não tinha material didático feito especificamente para brasileiros. Eu precisava desenvolver o meu próprio para cada turma”, conta.

Com a ajuda de Lucas, que tinha experiência em comunicação e trabalhava em outros projetos na internet, a professora Sisi resolveu abraçar a oportunidade para se comunicar de forma didática e bem humorada com mais brasileiros e brasileiras interessados na cultura e na língua chinesa. E foi assim que surgiu o canal do YouTube Pula Muralha, hoje com 845 mil inscritos.

O canal no YouTube se revelou, logo nos primeiros meses de trabalho, uma porta de entrada para alunos e alunas que buscavam aulas particulares e agora podiam encontrar a professora Sisi. Em uma primeira experiência ensinando online, ela formou três turmas, com seis alunos cada. Era apenas o início de um sonho: o Clube de Chinês começou a se tornar realidade.

O Clube de Chinês

Sisi, fundadora do Clube de Chinês, professora com larga experiência no Brasil, mestra em ensino de mandarim pela Universidade de Hubei, na China, e em Relações Internacionais pela UNESP, no Brasil.

Conforme a demanda por aulas de mandarim foi aumentando, Sisi e Lucas, agora sócios, decidiram que era hora de profissionalizar o negócio. O primeiro passo foi criar uma campanha de financiamento coletivo na internet para desenvolver o próprio material didático.

Com a ajuda de seguidores do canal, a campanha recebeu o apoio de 343 pessoas de todo o Brasil e foi um sucesso, permitindo o desenvolvimento da Caixa Mágica de Chinês, jogo didático com ilustrações em que você pode aprender chinês a partir de uma combinação de 60 cartas com ideogramas chineses.

Logo após o sucesso da campanha de lançamento deste material, outros 100 alunos e alunas se inscreveram para aprender mandarim com a professora Sisi pela internet. Planejar o conteúdo do curso representou um grande desafio. Foram muitas tentativas até encontrar o formato ideal. “Hoje em dia, todos percebem que não dá para dar uma aula online de mais de uma hora. As pessoas não prestam atenção”, diz Sisi.

O curso completo de mandarim online do Clube de Chinês foi lançado oficialmente em março de 2016. Com o objetivo de tornar o aprendizado de mandarim leve e divertido, a escolha foi gamificar o aprendizado. Conforme o aluno avança nos estudos, ele vai ganhando recompensas.

“A primeira recompensa que a pessoa ganha é um nome em chinês, como se fosse um batizado no curso”, conta Lucas. Os alunos também recebem outras recompensas ao decorrer do curso, como medalhas e aulas particulares.

Hoje o curso conta com três níveis de chinês, cada um com mais de 15 módulos. Os alunos e alunas também têm acesso a aulas ao vivo semanais e uma comunidade exclusiva para encontrar com outros estudantes e tirar dúvidas com os professores e professoras. As dúvidas são respondidas diariamente, com equipes de professores no Brasil e na China.

Além de uma escola de mandarim, o Clube de Chinês também é uma porta de entrada para a cultura chinesa. “Acho que uma parte muito importante do nosso trabalho é mostrar uma China diferente do que muitas pessoas pensavam”, conta Sisi.

Sisi e Lucas, sócios da startup de mandarim Pula Muralha

Tudo para você aprender mandarim 

A cultura chinesa é certamente uma das maiores motivações para aprender mandarim, e para quem busca uma carreira internacional, saber falar mandarim também pode ser um importante diferencial. 

No Brasil, há escassez de escolas de mandarim que ofereçam um ensino completo e metodologias de qualidade. Muitos dos alunos do curso vêm de cidades onde sequer há opções. 

Diante desse desafio, o Clube de Chinês desenvolveu uma metodologia online, visando tornar o aprendizado do mandarim divertido e simples. O curso é gamificado, com jogos e quizzes para facilitar o estudo e a memorização. Nele o ensino é personalizado, com apoio de professores para esclarecer dúvidas e planos de estudos flexíveis para o aluno progredir de acordo com seu próprio ritmo. 

No YouTube, o Clube de Chinês oferece uma variedade de conteúdos gratuitos para o aprendizado do mandarim. Lá, você pode conhecer as histórias de alunos do curso, que em entrevistas descontraídas, compartilham suas motivações, experiências e conquistas. 

Para mostrar que dominar o mandarim pode ser muito mais fácil do que se imagina, a Pula Muralha preparou um ebook gratuito sobre os primeiros passos para o aprendizado do chinês

Se você deseja aprender mandarim, o Clube de Chinês da Pula Muralha é o passo que falta para você dar início a essa jornada. Inscreva-se na fila de espera e garanta o seu lugar na próxima turma.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *