mãos aplicando acupuntura, uma técnica de medicina chinesa
|

Medicina Chinesa: descubra as principais técnicas e seus benefícios para a saúde

A medicina chinesa é um conjunto de técnicas milenares aplicadas na saúde. Dessa forma, ela se baseia na harmonia e no equilíbrio do corpo para garantir bem-estar ao paciente. Com foco na pessoa, o sistema é um tesouro na história da humanidade.

Trata-se de uma abordagem holística, que foca no indivíduo em vez da doença. Além disso, conta com vários procedimentos que vão além da acupuntura. Afinal, a escolha de cada um vai depender da desarmonia encontrada.

Neste artigo, vamos apresentar informações essenciais sobre a medicina chinesa. Continue com a gente e saiba tudo sobre o assunto!

Medicina chinesa: como surgiu e seus fundamentos

gaveta aberta de madeira contendo vários papéis com ideogramas chineses

Há mais de 4.000 anos, a medicina chinesa surgiu e continua sendo utilizada para o tratamento de várias condições de saúde. Ela foi desenvolvida com base em saberes tradicionais e seus registros se apresentam de muitas formas.

É possível conferir as primeiras informações em livros antigos de poesia e música, em que se observa a importância da mudança do estilo de vida. Portanto, o sistema privilegia a prevenção e considera a pessoa como um todo, além do ambiente.

Baseia-se no budismo, taoísmo e confucionismo. Seus fundamentos estão no Qi, a energia vital que se movimenta no corpo e que está em constante mudança. Ademais, o Qi possui duas qualidades opostas, o Yin (escuro) e o Yang (claro), que são componentes do Feng Shui.

Para a saúde, os dois precisam estar em equilíbrio. Outro princípio essencial compreende o corpo como um sistema integrado, ou seja, as emoções, o espírito, a mente e o físico. Desse modo, atentar-se a todos os sinais possibilita a prevenção e a cura.

Outras teorias também são importantes para a medicina tradicional chinesa. Algumas delas são as das fontes de energia (respiração e alimentação) e dos cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água).

Fontes de energia: respiração e alimentação

De acordo com esses saberes, a energia de uma pessoa é obtida por meio da respiração e da alimentação. Primeiramente, com a respiração, entende-se a importância de praticar atividades físicas e se manter em movimento.

Por outro lado, pela alimentação, o corpo recebe os nutrientes necessários para viver. Assim, recomenda-se uma dieta equilibrada, respeitando cada tipo físico e os ciclos naturais da terra.

Cinco elementos

A outra base filosófica se refere aos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Segundo os chineses antigos, eles estão relacionados ao ciclo de geração e de dominância, que se apoiam para gerar harmonia.

Sendo assim, cada elemento tem a capacidade de gerar o seguinte e de gerar restrições quanto ao outro. São essas relações que garantem o equilíbrio entre os cinco. No corpo humano, essa ideia está relacionada ao bom funcionamento da fisiologia.

Essas são algumas teorias que formam a base da medicina chinesa. A aplicação de maneira holística traz muitas vantagens à saúde, que vão ser abordadas a seguir.

Benefícios da medicina chinesa

mão direita pingando óleo essencial na mão esquerda

Os benefícios desse sistema milenar são inúmeros para a saúde. Nesse sentido, eles passam tanto por sintomas físicos quanto emocionais, como vamos ver a seguir. Confira!

Alívio do estresse e ansiedade

Muitas técnicas são relaxantes e auxiliam no combate a sintomas, como o estresse e a depressão. Algumas delas são as massagens terapêuticas e a acupuntura. Além disso, como a medicina chinesa foca em cada pessoa individualmente, a escolha do tratamento é específica para cada caso, o que potencializa a sua eficácia.

Combate à insônia

Para quem tem dificuldade de pegar no sono, também pode ser uma solução. Existe uma infinidade de fitoterápicos que auxiliam a estimular o sono. Ao mesmo tempo, a acupuntura também favorece o relaxamento dos músculos.

Diminuição de cólicas e sintomas da TPM

Muitas terapias holísticas também podem auxiliar nos processos inflamatórios do corpo. Devido a isso, também podem contribuir para a melhoria de sintomas de TPM e cólicas menstruais.

Auxílio em problemas respiratórios

Na mesma linha do exemplo anterior, a medicina chinesa pode aliviar sintomas de asma e alergias. Por causa da liberação de analgésicos naturais no sangue, as terapias promovem a diminuição da inflamação no corpo.

Técnicas da medicina chinesa

mão segurando agulha de acupuntura

As principais técnicas desse sistema milenar já são muito conhecidas no ocidente. Confira algumas delas:

Acupuntura

A acupuntura é reconhecida como um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Ela é um procedimento que envolve a inserção de finas agulhas em pontos específicos do organismo.

São locais em que a energia emerge para a superfície, conhecidos como meridianos. Desse modo, eles são canais por onde a energia flui de forma livre por todo o corpo. Sendo assim, o objetivo da terapia é equilibrar o sistema energético de uma pessoa.

Auriculoterapia

A auriculoterapia também utiliza agulhas, mas em pontos reflexos no pavilhão auricular. Ela pretende relaxar o corpo a fim de equilibrar as funções corporais e energéticas.

Além da China, outros lugares possuem registros do seu uso na Antiguidade, como o Egito, Grécia e Roma. Em 1957, o Dr. Paul Nogier consolidou o procedimento no Ocidente, com as suas pesquisas sobre o seu efeitos da técnica em pacientes com dores lombares.

Ventosaterapia

O uso de ventosas também é muito frequente na medicina chinesa. Além disso, também foi uma técnica muito utilizada para tratar diferentes patologias. Elas tratam desde dores até resfriados, já que medicamentos não estavam ao alcance de todos.

Ela consiste na aplicação de um recipiente no corpo, provocando pressão para sugar a pele. Geralmente, são utensílios de vidro, mas no início da prática, utilizavam-se chifres de animais ou bambu.

Fitoterapia

A fitoterapia se trata do uso de plantas medicinais, um pilar fundamental desse sistema milenar. Ela inclui a composição de fórmulas por profissionais de saúde que tratam dos desequilíbrios energéticos do organismo.

Dietoterapia

Similarmente à fitoterapia, a dietoterapia aborda a melhoria da saúde por meio da dieta.  Ela envolve a otimização dos processos culinários para incorporar substâncias vegetais a fim de tratar doenças.

Maxobustão

Na maxobustão, aplica-se calor em determinadas áreas do corpo. Por isso, o objetivo é expulsar o frio do organismo e gerar tonificação. Assim, uma planta chamada Artemisia vulgaris é queimada para promover uma série de benefícios à saúde.

Massagem terapêutica

Por fim, a massagem terapêutica é uma antiga terapia encontrada em diversos locais do planeta. Contudo, na China, a massagem Tui-Ná é usada para tratar de:

  • doenças musculoesqueléticas;
  • transtornos da digestão;
  • doenças da respiração, entre outras.

Diferente da medicina ocidental que visualiza o corpo como uma máquina, a medicina tradicional chinesa preza pelo equilíbrio e a harmonia do indivíduo. Desse modo, elas são excelentes tanto para prevenir quanto para tratar doenças. Aliás, as medicinas oriental e ocidental podem ser utilizadas em conjunto. Assim, é possível otimizar os resultados.

Para continuar aprendendo sobre a cultura da China, leia nosso artigo sobre superstições chinesas!

Ficou com vontade de aprender mais sobre a língua chinesa, compreender uma cultura milenar e começar a sua jornada de estudos de mandarim? Então, matricule-se em nosso Curso Gratuito de 28 dias! 

Lá você terá acesso a mais de 50 videoaulas, suporte diário da nossa equipe de professores e também receberá um certificado de conclusão!

Clique AQUI para saber mais!

再见!

Chinesa. Fundadora do Clube de Chinês, professora com larga experiência no Brasil, mestra em ensino de chinês pela Universidade de Hubei, na China, e em Relações Internacionais pela UNESP, no Brasil.

Posts Similares

2 Comentários

  1. Tenho implantes dentarios de titânio na boca.fiz testes de alergia e o resultado deu positivo sou alergico ao titânio.preciso de retirar os implantes .sera que na medwcina chinesa existe algum tratamento para o meu problema…

    1. Oi Eduardo, geralmente os tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa são mais preventivos ou a longo prazo. Não conheço essa parte de alergologia, sugiro procurar um profissional da área. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *