ano do tigre
|

O Ano do Tigre na China, Tradições, Costumes e Festividades

Já ouviu falar sobre o Ano do Tigre ou do Ano Novo Chinês? Sabe a história por trás dessa data e as suas superstições e tradições milenares?

Nesse artigo você vai conhecer um pouquinho mais sobre todos os aspectos que envolvem o feriado mais importante para os chineses, e claro, saberá também sobre o Ano do Tigre, o animal do zodíaco chinês que rege o ano de 2022.

Antes de tudo, é importante saber porque o Ano Novo Chinês (também conhecido como Festival da Primavera) começou em uma data diferente de 31 de dezembro, que é a data em que estamos acostumados a comemorar o Ano Novo.

No Brasil e em vários países do Ocidente, utiliza-se o calendário gregoriano, que é o calendário solar para a contagem dos anos e meses, e usa como base as estações do ano.

Por outro lado, na China utiliza-se o calendário lunissolar, que usa como base não só as fases da lua, mas também a rotação da Terra em volta do sol para a contagem do tempo.

Além de ser muito importante para os chineses, este calendário também era muito eficiente para os antigos preverem as melhores épocas de plantio e colheita na China.

Em chinês, este calendário também é chamado de “calendário agrícola”, como podemos ver a seguir:

农 (nóng) significa “agrícola”
历 (lì) significa “calendário”

Vale lembrar que o calendário gregoriano (como nós brasileiros utilizamos) é oficialmente adotado pelos chineses no dia a dia, enquanto que o calendário lunissolar é utilizado para datar os Festivais Tradicionais Chineses e também, para quem acredita, os dias mais auspiciosos, como os melhores dias para fazer negócios ou até mesmo se casar.

E não para por aí: O Ano Novo Chinês muda de data todos os anos! Mas por que ele sempre cai em datas diferentes?

São 12 ciclos lunares dentro de um ano e de acordo com o calendário lunissolar, dentro desses 12 ciclos os meses podem variar de 29 a 30 dias, a depender das fases da lua. 

O interessante é que há uma grande ocorrência de anos bissextos, onde aproximadamente a cada 19 anos há 7 anos bissextos e uma 13º lua nova. É por esse motivo que neste ano o Ano Novo Chinês aconteceu no dia 1 de fevereiro e nos próximos anos a data será diferente.

ano do tigre

E falando em Ano Novo, 2022 será regido pelo tigre! Um dos animais mais queridos dentro do Horóscopo Chinês, devido a sua coragem e força.

O ano representado pelo tigre será cheio de energia e conquistas, com muitos desafios e exigirá muita dedicação de sua parte em vários aspectos da vida.

Para os mais supersticiosos, talvez muitos pensem que será um ano de sorte para quem pertence ao ano do tigre, mas na verdade não é bem assim.

(Se você ainda não sabe qual o seu signo chinês, confira o nosso artigo aqui)

Diferentemente dos signos ocidentais que são divididos por um ciclo de 12 meses, os signos chineses são divididos por um ciclo de 12 anos. 

E enquanto os signos ocidentais são baseados no círculo do Sol, os signos chineses são baseados em Júpiter, que faz um círculo completo a cada 12 anos.

Em chinês, Júpiter é chamado de 木星 (mù xīng), literalmente “madeira” e “estrela”. Como dentro do círculo ele tem a posição mais importante, quando ele muda de lugar, muda-se o signo também.

Estando o animal do signo do ano vigente na mesma posição que Júpiter, é como ter um conflito com Deus. Por isso, Júpiter também é chamado de 太岁 (tài suì), literalmente “muitos” e “anos”, palavra usada para seres imortais.

Para amenizar a fúria de Júpiter por “ficar” na mesma posição que um ser divino, há algumas superstições que são seguidas pelos chineses. Em chinês, chama-se 安太岁 (ān tài suì), literalmente “acalmar tai sui”, ou seja, “acalmar Deus”.

Ao longo do ano muitas pessoas usam um amuleto de cor vermelha, vestem peças íntimas com essa mesma cor ou também usam pedras de jade com a representação de outro signo que pode trazer sorte. Para quem é do ano do tigre, os signos que trarão sorte são cavalo, cachorro e porco.

Outras superstições envolvem colocar o 红包 (hóng bāo), envelope vermelho chinês, com dinheiro dentro da mochila o ano inteiro.

(Para saber mais sobre outras superstições chinesas, clique aqui)

Além da cor vermelha estar muito presente nessa época do Ano Novo Chinês, é comum também nos depararmos com pergaminhos pregados nas portas das residências e estalinhos chineses.

Diz a lenda que há milhares de anos atrás, um monstro meio dragão e meio leão chamado 年兽 (nián shòu), literalmente “ano” e “animal”, invadia as vilas nessa época do ano, atacando os animais criados pelas famílias e até mesmo machucando as pessoas.

Durante muito tempo, todos testaram vários métodos para espantá-lo e gradualmente perceberam que este monstro tinha medo da cor vermelha e também de muito barulho.

Desde então, o costume de pregar os pergaminhos nas portas, soltar os estalos chineses e deixar a cor vermelha predominante nos ambientes durante essa época do ano se tornou um sucesso, sendo passada de geração a geração até os dias de hoje. 

As celebrações em várias partes da China podem ser um pouquinho diferentes, mas todas têm uma coisa em comum: despedir-se do ano velho e dar boas vindas ao ano novo. É um momento de confraternização entre as famílias e amigos.

Antes do Ano Novo, as famílias chinesas se ocupam com a preparação das comidas para o grande banquete de ano novo chamado 团年饭 (tuán nián fàn), literalmente “grupo”, “ano” e “comida”.

Entre as comidas típicas estão:

饺子 jiǎo zi

Este prato é importante para os chineses, pois o processo de elaboração da massa, do recheio até o momento em que ele é colocado na mesa, simboliza a reunião da família. 

É como se fosse um ritual de passagem de ano e reza a lenda que quanto mais trouxinhas forem feitas, mais dinheiro haverá no ano que se inicia.

春卷 chūn juǎn 

Também consumido no Brasil, este bolinho é típico da época do Ano Novo Chinês, literalmente significa “rolinho primavera”. Pode ser recheado com carne e vegetais.

鱼 yú

O peixe é um dos pratos mais importantes para o banquete, pois em chinês, “peixe” tem o mesmo som de “abundância” e também vem acompanhado de um desejo para o ano novo. Perceba o jogo das palavras:

年年有!
nián nián yǒu !
Que haja peixe!

年年有!
nián nián yǒu !
Que haja abundância!

Além da comida, os chineses também se preocupam com a decoração de suas casas para receber o ano novo que se inicia. 

É muito importante a limpeza da casa toda antes da virada, e no primeiro dia do ano é proibido varrer a casa, para que a sorte e dinheiro não sejam jogados para fora.

Outro costume também é usar roupas novas (de preferência de cor vermelha) para atrair a sorte.

E se você quer presentear alguém na época do Ano Novo Chinês, opte pelo 红包 (hóng bāo) já mencionado acima ou também por presentes como comidas típicas, frutas ou doces.

(Para não cometer nenhuma gafe ao presentear alguém na China, assista esse vídeo)

Por fim, vamos aprender algumas expressões para desejar feliz ano novo em chinês?

虎虎生风!
hǔ hǔ shēng fēng!
Que seja cheio de energia e conquista com o tigre!

虎年大吉!
hǔ nián dà jí!
Boa sorte no ano do tigre!

新年快乐!
xīn nián kuài lè!
Feliz Ano Novo!

万事如意! 
wàn shì rú yì! 
Tudo corra bem! 

恭喜发财!
gōng xǐ fā cái!
Desejo dinheiro e prosperidade!

Quer conhecer mais sobre a língua chinesa, entender a cultura milenar e começar a sua jornada de estudos de mandarim? Então, matricule-se em nosso Curso Gratuito de 28 dias! 

Dentro do nosso Curso de 28 dias você terá acesso a mais de 50 videoaulas, suporte diário da nossa equipe de professores e também receberá um certificado de conclusão!

Para saber mais clique no botão abaixo:

QUERO ME INSCREVER

再见!

Kenji Takada 高田

Professor de mandarim com mais de oito anos de experiência. Graduado em Letras (bacharelado e licenciatura) pela UNESP.

Posts Similares

7 Comentários

  1. Professora sisi não deixa de passar está curiosidades chinesa amo muito . Não tenho tempo no momento.porque estou estudando pro concurso, mas pra me é um prazer conhecer está cultura é muito linda , não que o Brazil não tenha, mas a de vocês é de mais amo. assim como o do meu país. O pouco que posso ver ,me enriquece com a cultura chinesa; Parabéns .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *