|

8 roles mais chineses no Brasil

Vamos conhecer os 8 roles mais chineses no Brasil?

Desde o início da imigração dos portugueses no Brasil em 1530 com a finalidade de explorar a nova colônia, nossa ideia de cidadania vem da concepção de que fomos sempre um povo muito diversificado tanto pelos aspectos culturais quanto físicos.  

A nossa história com os chineses provavelmente começou há muito mais tempo do que as pessoas pensam. Em 1810 chegavam os primeiros chineses no Brasil, trazidos de Macau, na época da colônia portuguesa, para ajudar no cultivo do chá no Rio de Janeiro. 

Mais tarde nos anos 40 começou a imigração em massa de chineses por todo o Brasil, porém com uma concentração maior na região de São Paulo.

8 roles mais chineses no Brasil
O Globo – Chinatown carioca na Lapa – Por Ancelmo Gois 31/12/2016

Sabemos que nos últimos anos tem sido mais complicado sair do país e principalmente ir para a China por causa de todas as restrições geradas por conta da pandemia de COVID-19 que o mundo enfrenta desde o final de 2019.

Pensando nisso, fizemos uma pesquisa para saber: “Onde no Brasil você pode se sentir na China?”

Neste artigo você vai conhecer os 8 rolês mais chineses no Brasil para visitar e se sentir na China e ter uma sensação de imersão maior do que apenas estudando pelo computador ou na sua escola local.

Vamos ver como ficou a lista? 

1 – Rua da Glória

Liberdade / São Paulo

Antes dos anos 40 o bairro da liberdade era conhecido como “Bairro da Pólvora” e era um local famoso por ser um bairro escravocrata, onde escravos eram punidos e expostos em público. 

Até hoje podemos encontrar traços dessa história que não pode e não deve ser esquecida pelo bairro, porém para aqueles que passam pelo bairro nos dias de hoje percebem uma forte influência das culturas do leste asiático, principalmente Japão, China e alguns traços da Coreia. 

Memória: de negros a orientais, a história do bairro da Liberdade
Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/noticias/memoria-de-negros-a-orientais-a-historia-do-bairro-da-liberdade/1101443/

A Rua da Glória é um dos lugares no bairro da liberdade onde a influência chinesa pode ser sentida em vários pontos de sua extensão, tendo presentes nela mercados, restaurantes, cafés e até mesmo cabeleireiros!

Como já era de se esperar, essa rua tem tantos pontos interessantes que precisamos fazer uma sub-lista apenas com lugares dessa rua, então se liga!

  • Loja: 佳合 (jiā hé) R. da Glória, 132

Jiahe é um dos, se não o maior mercado de produtos chineses não só de São Paulo, mas de toda a América Latina. Lá você encontra basicamente tudo que é necessário para preparar aquele prato chinês que você tem em mente, além de uma grande variedade de guloseimas e snacks. 

Aproveite também para conhecer as 4 comidas de rua da China que você deve provar!

  • Hot Pot: 麻辣九宫格 (má là jiǔ gōng gé) R. da Glória, 131

Originalmente da região de Sichuan, o hot-pot é um dos símbolos nacionais da China e definitivamente um dos principais legados da culinária chinesa pelo mundo.

É um excelente prato para se consumir no inverno junto aos seus amigos e familiares. O Restaurante Hot Pot é especializado neste prato e oferece uma experiência bem próxima ao que seria se você estivesse em um restaurante de hotpot na China mesmo. 

  • Café da manhã: 榕城酒店 (róng chéng jiǔ diàn) R. da Glória, 158

Uma cultura muito forte na China é a de tomar café da manhã nos restaurantes, e esse espaço na Liberdade vai te dar um gostinho dessa tradição e mostrar como é um verdadeiro café da manhã chinês. Bem diferente do que estamos acostumados. 

  • Cabeleireiro: 流行前线 (liú xíng qián xiàn) R. da Glória, 69

Um dos poucos lugares de São Paulo onde você encontra um salão onde todos os atendentes e funcionários são chineses. 

  • Doceria: Mr. Right R. da Glória, 110

Este é um local que abriu mais recentemente, porém já tem uma grande lista de clientes e curiosos. Uma das primeiras docerias chineses do Brasil. 

2 – 佛光山如來寺 (fó guāng shān rú lái sì) – Templo Fo Guang Shan Zulai

Estrada Fernando Nobre, 1461. Parque Rincão – Cotia / SP

O Templo Zu Lai é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Também é a sede da Associação Internacional Luz de Buda (Blia).

Ao ser criado, o Templo Zu Lai mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação.

Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, as ações que o Templo Zu Lai e a Blia empreendem, desde a época de sua criação.

Até hoje, o Templo Zu Lai é considerado o maior templo budista da América do Sul.

Dentro dos mesmos princípios do Monastério Fo Guang Shan, o Templo Zu Lai procura propagar o Darma (O Darma budista diz respeito aos ensinamentos do Buddha, e é uma espécie de guia para a pessoa alcançar a verdade e a compreensão da vida).

Se você não é Budista e está se perguntando o que você poderia fazer no templo, vamos lá!

Além do lugar ser muito bonito e excelente para algumas fotos diferentes para o seu Instagram, são oferecidos também cursos presenciais e online de Meditação, Kung Fu e Taichi.

Sem contar as palestras muito interessantes sobre a filosofia budista para quem quer entender melhor como funciona.

Ah, além disso, como no budismo eles não comem carne, então toda comida ofertada no templo é vegana.    

3 – 文昌书局 (wén chāng shū jú) – Livraria Cultura Chinesa

Av. da Liberdade, 622 – Liberdade / SP

A livraria cultura chinesa é a única livraria chinesa da América Latina e vai te levar em uma viagem na cultura e na literatura chinesa. 

Aberta em 1964 pelo Sr. He Deguan, um comerciante e homem de negócios chinês vivendo no Brasil, hoje a livraria é tocada por seu filho He An que veio da China nos anos 80 com o intuito de continuar o legado da família. 

Quando você for para a Liberdade não perca a oportunidade de dar um pulinho na livraria e ler algumas coisas por lá! 

4 – Vista Chinesa
Estrada Dona Castorina – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro – RJ

O famoso mirante da Vista Chinesa foi construído entre 1902 e 1906. O pagode em estilo oriental faz referência em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX. 

É um importante ponto turístico da cidade, na região do Horto, de onde se descortina uma deslumbrante paisagem de toda a zona sul da cidade e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

É um excelente programa para se fazer em família quando o tempo está limpo. Passear e aproveitar uma bela paisagem. 

5 – 承天寺 (chéng tiān sì) – Templo Chen Tien 

R. Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Jardim California, Foz do Iguaçu – PR

Construído em 1996, hoje nos jardins do templo existem mais de 120 estátuas, cada uma com o seu significado, sendo os destaques, uma estátua de Buda de 7 metros de altura, e um templo que cria um ambiente bastante especial para o local.

O Templo Budista Chen Tien de Foz é o segundo maior da América Latina e abriga um importante centro de estudos e meditação budistas. 

O passeio acontece com uma caminhada bastante silenciosa em um local aberto, com uma visão privilegiada de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, onde poderão ser apreciadas as mais de 120 estátuas, belos jardins, e a arquitetura do templo principal.

6 – 米乐酒店 (mǐ lè jiǔ diàn) – Fresh Hotel

Rua Barão de Iguape, 80 – Liberdade, São Paulo

De todos os locais que falamos até agora, o Fresh Hotel, ou 米乐酒店 é um dos que levamos mais tempo para achar, mas super valeu a pena, pois oferece uma das experiências mais imersivas, afinal, você pode dormir lá.

O Hotel é bem frequentado pela comunidade chinesa da região porque além de ter um restaurante com comida chinesa e japonesa dentro, ele ainda serve como Spa para os pés, jacuzzi e massagem, que é algo bem comum na cultura chinesa.

Dentro dos quartos você pode pedir uma chaleira elétrica para esquentar seu próprio miojo, assim como são nos hotéis da China. 

Uma dica muito legal é tentar ir por volta das 18:00, pois além de poder aproveitar o spa você ainda ganha um buffet de comida chinesa no pacote! 

7 – 金宫酒家 (jīn gōng jiǔ jiā) – Golden Plaza

Rua Luís Gonzaga de Azevedo Neto na Vila Tramontano, São Paulo – SP

O Golden Plaza tem muitas coisas interessantes que nos motivaram a escolher ele no lugar de tantos outros restaurantes por aí. Mas o que é tão especial sobre esse lugar?

Primeiramente, o dono deste restaurante, atualmente beirando os 100 anos, é considerado como um dos primeiros imigrantes chineses e precursor da culinária chinesa no Brasil, tendo ensinado muitos dos chefes de restaurantes de hoje a cozinhar, especialmente a culinária de Xangai, que é conhecida por ter muitos frutos-do-mar. 

Outro fato interessante, é que no Golden Plaza rolam muitos dos casamentos chineses acontecendo em São Paulo. Isso devido ao ambiente interno, além de ser grande, chique e ter uma ótima comida. 

Por fora tem uma entrada muito bonita com um portal lindo que remete aos portais que vemos em filmes e séries. Tem também um jardim oriental com um laguinho no meio e leões chineses usados para guardar o local. Seu interior é tão bonito quanto sua parte de fora, proporcionando uma verdadeira experiência de imersão.

8 – 罗汉寺 (luó hàn sì) – Templo Lohan

R. Conselheiro Furtado, 445 – Liberdade, São Paulo – SP

Além de templo budista o Templo Lohan também é um centro de treinamento Kung Fu.

Inaugurado em 1995 na capital de São Paulo por Luis Mello (路易斯) com o objetivo de ser um centro de treinamento e prática de um grupo seleto de amigos que se encontravam semanalmente para treinar as Artes Marciais Chinesas de maneira intensa e dedicada no Parque do Piqueri na zona leste da capital.

Logo Shifu Luis Mello (路易斯 師父) passou a aceitar discípulos transmitindo a eles sua árdua experiência em diversos estilos de Wushu.

Se você estiver pela cidade de São Paulo e quiser aprender um pouco mais sobre budismo e artes marciais, então não perca a oportunidade de visitar esse templo! 

Extras

Durante nossas pesquisas pedimos para vocês, inscritos e seguidores, nos darem algumas dicas de lugares na sua cidade que fazem vocês se sentirem como se estivessem na China.

Um local que apareceu bastante foram os centros comerciais. Sendo assim, reunimos alguns centros comerciais pelo Brasil e vamos te dizer agora:  

  • Rua Direita, Recife PE

A Rua Direita e as outras ruas ao seu redor são bem conhecidas em Recife por terem bastante comércio e pelo que entendemos dos comentários, muitas dessas lojas e lanchonetes presentes na região pertencem a chineses. 

  • Comércio, Belém do Pará

Em Belém do Pará há uma região bem conhecida, que os locais chamam de “Comércio” e também é dominada por comerciantes chineses. 

  • Feira de Importados no SIA em Brasília

A Feira está aberta há mais de 24 anos, tendo se tornado a maior feira de Brasília e parada obrigatória para pessoas que visitam a cidade.

É um complexo comercial composto por mais de 1400 lojas e segundo nossos alunos, tem muitas lojas de chineses, o que faz com que você sinta como se estivesse sido transportado para a China.

  • Shopping Oiapoque em BH

Grande parte dos alunos que moram ou já foram para Belo Horizonte, Minas Gerais, comentou sobre a presença predominante de chineses neste Shopping. Conduzindo lojas de diversas naturezas. Sapatos, roupas, cosméticos, eletrônicos, etc. Você encontra um pouco de tudo lá.

Esperamos ter te ajudo a encontrar um “role” mais chinês para se jogar de cabeça e fazer uma imersão nessa cultura tão incrível! Nos vemos em breve, quem sabe até não nos esbarramos em algum desses lugares?  

Se ainda não viu o nosso vídeo no YouTube sobre o tópico, entra lá e deixa seu like! 

8 Rolês MAIS CHINESES no BRASIL | Pula Muralha – YouTube

E se você tem vontade de aprender mais sobrea língua chinesa, compreender a cultura milenar e começar a sua jornada de estudos de mandarim, matricule-se em nosso Curso Gratuito de 28 dias!

Lá você terá acesso a mais de 50 videoaulas, suporte diário da nossa equipe de professores e também receberá um certificado de conclusão!

Clique AQUI para saber mais!

Aproveite também para se inscrever em nosso canal no YouTube para acompanhar nossas videoaulas! É só clicar aqui.

再见!

Chinesa. Fundadora do Clube de Chinês, professora com larga experiência no Brasil, mestra em ensino de chinês pela Universidade de Hubei, na China, e em Relações Internacionais pela UNESP, no Brasil.

Posts Similares

2 Comentários

  1. Excelente reportagem,sou Gaúcho moro em São Paulo a 50 anos e passei diversas vezes na rua da glória e não conhecia tudo isso,e olha que ando por são Paulo inteiro, pensamos que conhecemos tudo, ledo engano, maravilhoso, vou conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *