|

4 comidas de rua na China que você deve provar!

comidas de rua na China

Se por aqui, você já ama beliscar (ou devorar) uns quitutes nas barraquinhas de cozinheiros em sua cidade como um bom pastelzinho ou bolinho, imagina como seria a experiência de provar as incomparáveis e deliciosas comidas de rua na China?!

Bom, é claro que em um post só ficaria meio impossível destacar todas as delícias do país. Por isso, para facilitar, a gente decidiu escolher os pratos top 4 que todo turista deve provar numa viagem ao gigante asiático.

E, sem enrolação, bora direto às dicas! Bom apetite… ou melhor, 请慢用 qǐng màn yòng!

1. jiǎo zi 饺子

A primeira de nossas dicas de comidas de rua na China, claro, não poderia ser outra senão jiǎozi. 

O tradicional jiǎozi é uma espécie de bolinho preparado ao vapor ou frito, com um massa super levinha que pode ser recheada tanto com carne, como legumes.

Para experimentar o jiǎozi também não tem mistério! Afinal, o “belisquete” se encontra em qualquer canto do país, desde barraquinhas de rua, até pequenas lojas e restaurantes de bairros.

Também não existe nenhum segredo na hora de comer, viu? É igual ao famoso pastel ou coxinha do Brasil. Ou seja, sem cerimônia de garfo e faca. Vai direto na mão e sem economizar nos molhos picantes ou agridoces!

2. jiān bing 煎饼

Seria um sanduba diferente ou uma espécie de panqueca para comer na mão? Bom, as comparações em relação à aparência do prato são variadas e, de fato, podem lembrar receitas comuns no ocidente.

Mas no que se refere ao sabor, cá entre nós, pode ser difícil descrever só em palavras. Afinal, o jiānbing é um lanche único, perfeitamente envolvido em uma massa fina e macia e recheado com carne moída temperadíssima. Ele pode ser recheado com legumes também.

Só de ver os cozinheiros montando o “sanduíche chinês” já dá água na boca. E quando for agradecer por experimentar essa delícia — pois com certeza você vai — é só dizer: “xiè xie”!

3. bāo zi 包子

Outra delícia comumente encontrada nas comidas de rua na China é o famoso “pão a vapor” — bāozi.

Alguns restaurantes no Brasil o servem também, mas os turistas garantem que nada se compara ao original das barraquinhas de Pequim e de outras cidades chinesas.

Na prática, trata-se de uma massa mais grossa e pesada do que o jiǎozi e que também pode ganhar recheios variados, desde feijão vermelho até legumes ou algas.

Ah, e o bāozi cai bem tanto no café da manhã, como de entrada no almoço! E, se você se apaixonar pelo bāozi, tá liberado incluí-lo na hora do lanche também.

4. táng hú lu 糖葫芦

Vai aí um churrasquinho de frutas? Pode parecer um pouco diferente do que imaginamos o “churrasco”, mas entre as comidas de rua na China é muito comum encontrar o tánghúlu — verdadeiro espetinho de frutas.

De morangos à rodelas de laranja ou de kiwi à pedaços de uva, o tánghúlu é banhado em um xarope doce que cristaliza e transforma a iguaria em uma excelente opção de sobremesa ou tira gosto para quem não dispensa uma guloseima.

Enfim, essas são apenas 4 das infinitas opções de comidas de rua na China. E então, ficou com água na boca e com vontade de dar uma voltinha pela China? Qual prato parece mais apetitoso para você?

Se você ficou com vontade de arrumar as malas agora mesmo só de ser apresentado a algumas das comidas da China, acredite, ela vai aumentar ainda mais quando conhecer o nome de algumas frutas em chinês e quiser exercitar o vocabulário na sua viagem!

Ficou com vontade de aprender mais sobre a língua chinesa, compreender uma cultura milenar e começar a sua jornada de estudos de mandarim? Então, matricule-se em nosso Curso Gratuito de 28 dias! 

Lá você terá acesso a mais de 50 videoaulas, suporte diário da nossa equipe de professores e também receberá um certificado de conclusão!

Clique AQUI para saber mais!

再见!

Kenji Takada 高田

Professor de mandarim com mais de oito anos de experiência. Graduado em Letras (bacharelado e licenciatura) pela UNESP.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *