Qual a melhor idade para aprender chinês?

Qual a melhor idade para aprender chinês?

Você já se perguntou qual a melhor idade para aprender chinês?  Essa é uma dúvida que muitas pessoas enfrentam ao considerar aprender um novo idioma.

Seja você um jovem cheio de energia ou alguém mais experiente em busca de novos desafios, aprender mandarim pode ser uma experiência emocionante e gratificante para a sua vida. Neste artigo, vamos explorar essa questão, acompanhando as histórias de dois alunos do Clube de Chinês: Murilo, de 13 anos, e Marli, de 77 anos. Ao nos aprofundarmos em suas jornadas, descobriremos se realmente existe a melhor idade para aprender chinês ou se a paixão pelo aprendizado não depende de idade. 

Qual a melhor idade para aprender chinês?
Qual a melhor idade para aprender chinês?

É muito cedo para aprender chinês?

Murilo foi um dos nossos alunos mais jovens no Clube de Chinês. Ele começou a aprender o idioma porque se encantou com a cultura chinesa, seus costumes e tradições. Sua motivação inicial veio das produções asiáticas, como o K-pop e os doramas. Através dessas mídias, Murilo começou a conhecer mais sobre a cultura dos países asiáticos e se interessou pelo mandarim. Foi por meio do canal do Pula Muralha no YouTube que ele ampliou seu conhecimento sobre a cultura chinesa e decidiu que queria aprender o idioma.

Ele também nos contou sobre seus planos de viajar para a China e até de estudar na China um dia. Para alcançar seus objetivos, Murilo dedica entre uma ou duas horas diárias ao estudo do mandarim e transformou as paredes de seu quarto em murais de ideogramas chineses. Uma dica valiosa que ele nos deu para quem deseja aprender mandarim é usar expressões chinesas no dia a dia, substituindo algumas palavras do português por expressões mandarim. Isso não só o ajuda a memorizar as expressões, mas também torna o processo mais divertido e eficaz.

Para Murilo, 13 anos é uma ótima idade para começar a aprender mandarim, e ele teria começado até antes, se possível. O apoio dos pais também tem sido fundamental em sua jornada, incentivando-o a cada passo. Sua sugestão para outros jovens que desejam seguir seus passos é se dedicar e praticar o mandarim em sua rotina diária.

É muito tarde para aprender chinês?

Marli, professora de geografia aposentada, decidiu que era hora de fazer algo diferente e escolheu aprender chinês. Ela nos contou que não tem planos de ir para a China nem de usar esse conhecimento de alguma forma específica, mas sentia a necessidade de aprender algo novo, pois é apaixonada pelo aprendizado de idiomas e culturas.

O mandarim não foi o primeiro idioma que Marli aprendeu, ela também estudou inglês, francês e italiano. O inglês foi o idioma que mais desenvolveu e utilizou. Para Marli, estudar um idioma estrangeiro carrega consigo toda uma bagagem cultural que a interessa como geógrafa. É mais do que apenas aprender o idioma em si, e o Clube de Chinês sempre aborda esse aspecto cultural.

Um dos momentos mais gratificantes para Marli, que mostrou que ela estava realmente aprendendo chinês, foi quando estava em uma loja com sua nora. Sua nora estranhou os comerciantes falando em chinês, sem entender o que estavam dizendo. Marli explicou que a dona da loja estava falando ao marido que estava tudo bem. A chinesa ficou surpresa por Marli ter entendido e isso fez com que Marli se sentisse como se tivesse realizado uma grande conquista, deixando-a feliz por vários dias.

Apesar de ter aprendido outros idiomas, o chinês foi o mais desafiador para Marli. Algumas vezes ela se sentiu desanimada e achou que já tinha passado da idade para aprender chinês, mas ela sempre soube que ela precisava persistir, pois ela tem toda capacidade para aprender. Aprender o idioma também é benéfico para a saúde mental de Marli, que deseja continuar lúcida e aprendendo ao longo de toda a vida.

Assim como Murilo, Marli também é fã de novelas asiáticas e muitas vezes fica acordada até tarde para poder assistir mais. As novelas asiáticas encantaram Marli, que gosta de assistir às novelas de época e contemporâneas. 

Afinal, qual a melhor idade para aprender chinês?

As crianças possuem uma vantagem na hora de aprender um novo idioma: elas não têm medo de errar e não têm vergonha de praticar o que aprenderam. No entanto, as pessoas mais velhas também têm suas vantagens ao aprender um novo idioma. Os adultos têm mais autoconhecimento para superar suas dificuldades de forma consciente e mais experiência para relacionar o conteúdo aprendido com suas próprias vivências pessoais e culturais.

As motivações e objetivos variam conforme a idade, mas o que realmente importa é o desejo de aprender e a disposição para embarcar na jornada de descoberta do idioma e da cultura chinesa. Sendo assim, não existe a melhor idade para aprender chinês, todos podem e devem continuar aprendendo, independentemente da idade.

Se está pensando em aprender chinês, assista às entrevistas do Murilo e da Marli, e dê o primeiro passo participando do curso gratuito de chinês do Clube de Chinês. Esta é uma ótima maneira de dar início à sua jornada de aprendizado e se preparar para as diversas experiências que o aprendizado de um novo idioma pode trazer.

Melhor idade para aprender chinês
Aprenda chinês em qualquer idade no Clube de Chinês

Posts Similares

1 Comentário

  1. A oportunidade de mergulhar na explanação sobre a idade ideal para aprender o idioma chinês, acende em mim uma chama de esperança. A esperança de que sou capaz de conquistar o desconhecido, pois a vontade de aprender e a curiosidade pelo conhecimento são asas que libertam a mente das amarras da ignorância.
    As crianças, com sua inocência e audácia, são faróis que iluminam o caminho dos adultos. Elas nos lembram que o adulto não deve perder a essência da criança que habita em seu ser mais profundo. As crianças não temem o erro, não se envergonham de praticar o que aprenderam. Elas são a personificação da coragem e da resiliência.
    Agradeço por manter esta plataforma como um farol de conhecimento, um porto seguro onde podemos consultar e desafiar pensamentos rígidos. É um “santuário/império” onde a mente pode dançar livremente na melodia do aprendizado. Obrigado por alimentar a chama da curiosidade e por nos ajudar a navegar na vastidão do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *