Músicas Chinesas: Tem como aprender chinês com música?

Músicas Chinesas: Tem como aprender chinês com música?

Aprender um novo idioma pode ser desafiador, mas também pode ser uma jornada emocionante e gratificante, especialmente quando métodos criativos são empregados. Uma abordagem interessante e eficaz para aprender chinês é através da música.

As músicas chinesas não apenas oferecem uma introdução à língua e à cultura, mas também proporcionam uma maneira envolvente de praticar vocabulário, gramática e pronúncia. Neste blog, vamos explorar como as músicas chinesas podem ser uma ferramenta valiosa no aprendizado de mandarim.

O Poder das músicas chinesas no aprendizado do idioma

A música é universal e transcende barreiras linguísticas. Ela tem o poder de envolver emocionalmente e facilitar a memorização. Quando se trata de aprender mandarim, as músicas chinesas podem ser uma ferramenta excepcional por vários motivos:

• Memorização mais fácil : A melodia e a repetição nas letras das músicas ajudam a fixar palavras e frases na mente de forma natural;
  • Melhoria da pronúncia : Ouvir e cantar músicas em chinês ajuda a aprimorar a pronúncia e o ritmo da fala;
  • Exposição à cultura: As letras das músicas chinesas muitas vezes refletem aspectos da cultura, fornecendo insights valiosos sobre tradições, valores e emoções;
  • Contexto emocional : As músicas evocam emoções, o que pode tornar o aprendizado mais agradável e duradouro.

Como usar músicas chinesas para aprender mandarim?

1. Escolha músicas adequadas: Opte por músicas chinesas que possuam letras claras e vocabulário acessível, especialmente no início do aprendizado;

2. Ouça com atenção: Comece ouvindo a música escolhida várias vezes para se familiarizar com o ritmo e a melodia;

3. Acompanhe a letra: Procure a letra da música em chinês e em pinyin (transcrição fonética). Leia e tente entender o significado das palavras;

4. Pratique cantando: Uma vez que você esteja confortável com a letra, tente cantar junto. Isso ajudará a praticar a pronúncia e a entonação;

5. Traduza e interprete: Depois de entender a letra em chinês, traduza para o portugues e interprete o significado das palavras e frases.

11 músicas chinesas para incluir na sua playlist

Músicas chinesas para aprender mandarim

Aqui estão mais algumas recomendações de músicas em chinês que são populares, relativamente fáceis de cantar e vão ajudar no aprendizado do idioma:

1. “月亮代表我的心” (yuè liàng dài biǎo wǒ de xīn) – “A Lua Representa o Meu Coração” por Teresa Teng: Esta é uma balada clássica chinesa com uma melodia suave e letras românticas. É uma música icônica e muito amada na cultura chinesa.

2. “稻香” (dào xiāng) – ” Fragrância de Arroz” por Jay Chou: Esta música é reconhecida por suas letras simples e otimistas que descrevem a vida cotidiana na China. A melodia é cativante e fácil de seguir.

3. “青藏高原” (qīng zàng gāo yuán) – “Planalto do Tibete” por Han Hong: Esta é uma canção poderosa que celebra a beleza natural do Tibete. As letras são poéticas e oferecem vocabulário interessante para aprender.

4. “你好吗” (nǐ hǎo ma) – “Como Você Está?” por Mayday: Uma música descontraída com um refrão repetitivo que é ótimo para praticar o cumprimento em chinês.

5. “童年” (tóng nián) – “Infância” por S.H.E.: Uma música nostálgica que evoca memórias da infância. As letras são relativamente simples e fáceis de entender.

6. “爱情转移” (ài qíng zhuǎn yí)  – “Mudança de Amor” por Kelly Chen: Uma música pop com uma melodia envolvente e letras contemporâneas.

7.  “学猫叫” (xué māo jiào)  – “Aprender o Miado de Gato” por Xiao Pan Pan: Esta é uma música viral entre os jovens chineses, com um refrão fácil de cantar e vocabulário divertido.

8.  “一千年以后” (yī qiān nián yǐ hòu)  – “Mil Anos Depois” por Tarcy Su: Uma balada romântica com vocabulário acessível e uma melodia suave.

9. “小苹果” (xiǎo píng guǒ)  – “Maçã Pequena” de Chopstick Brothers: Uma música divertida e cativante que usa vocabulário simples.

10. “晴天” (qíng tiān)  – “Dia Ensolarado” de Jay Chou: Uma balada popular com vocabulário do cotidiano.

11. “童话” (tóng huà)  – “Conto de Fadas” de Michael Wong: Uma música romântica com letras claras e emotivas.

Essas músicas chinesas abrangem uma variedade de estilos e temas, e cada uma oferece uma oportunidade única de aprender e praticar o chinês de uma forma agradável. Não se esqueça de acompanhar as letras em chinês e pinyin enquanto ouve e canta.

Músicas chinesas no Spotify

Se você está procurando uma forma divertida e eficiente de aprender chinês, essa é uma excelente opção. O Spotify é um dos melhores aplicativos para aprender chinês e cultura chinesa no dia a dia.

Além de possuir uma ampla seleção de músicas chinesas e podcasts em chinês, ele também oferece a opção para você criar suas próprias playlists de estudos de chinês, adicionando músicas e podcasts que ajudem a fixar vocabulários e expressões.

Se você tem uma conta no Spotify, não deixe de seguir as playlists especiais do Clube de Chinês!

1. Música com instrumentos tradicionais, ótimo para concentração

2. Música Pop, com vários artistas para você conhecer

3. Música para crianças, muito bom para o estudo de chinês

4. Música vintage, bem clássico

5. Óperas da China

Agora é com você

Aprender chinês com músicas é uma maneira divertida e eficaz de expandir suas habilidades linguísticas. Ao incorporar as músicas chinesas em sua rotina de estudo, você não só melhora suas habilidades de idioma, mas também ganha uma apreciação mais profunda da cultura chinesa. Portanto, pegue seus fones de ouvido, escolha suas músicas favoritas e comece a cantar seu caminho para o domínio do chinês!

Ildemberg 艾登
Brasileiro e graduado em cibersegurança pela Universidade Estácio de Sá - MA. Estudante e professor de língua e cultura chinesa no Clube de Chinês, tendo dedicado quatro anos ao estudo do mandarim. Estudando há um ano na Universidade de Hubei, na China