Filmes chineses para conhecer o cinema chinês. Filme em destaque: viver para cantar

3 Filmes chineses imperdíveis para conhecer o cinema chinês

Você sabia que é possível aprender chinês com filmes e séries?  Isso não quer dizer que basta assistir muitas séries e filmes chineses para se tornar fluente em mandarim, mas combinar isso com um estudo dedicado e imersão na cultura chinesa pode tornar o aprendizado mais interessante e eficaz.

Victória, ex-aluna do Clube de Chinês, é um exemplo disso. Desde os sete anos, ela falava que queria estudar mandarim para seus pais. Durante a pandemia, ela decidiu que já era hora de realizar este sonho. Hoje ela é apaixonada pelo cinema chinês e sempre está assistindo filmes e séries chinesas.

Ela aprendeu chinês estudando no Clube de Chinês, se dedicando no curso e nos livros. Uma dica valiosa que compartilhou conosco foi explorar os comentários para encontrar dúvidas dos colegas e respostas dos professores, o que a ajudou a esclarecer questões que nem sabia que tinha.

Ela também aproveitou muitas séries e filmes chineses para praticar a compreensão do idioma. Suas recomendações para quem quer começar a conhecer o cinema chinês são:

Adeus, Minha Concubina

cinema chinês - filme adeus, minha concubina

O filme “Adeus, Minha Concubina”, dirigido por Chen Kaige, é um clássico do cinema chinês. Ambientado em 1924, este drama romântico narra a história de dois personagens da ópera de Pequim. Com uma duração de 2 horas e 53 minutos, o filme trata da complexidade dos relacionamentos humanos.

Viver para cantar

filmes chineses - viver para cantar

Já “Viver para Cantar”, dirigido por Johnny Ma, segue uma pequena trupe de ópera em Chengdu, que recebe a notícia de que o antigo teatro onde se apresenta será demolido em breve. Apesar de ambos serem dramas centrados na ópera, cada um possui uma linguagem única, “Viver para Cantar” é mais fantasioso e atual, oferecendo sua visão única do mundo da ópera chinesa contemporânea.

A despedida

filme chinês - a despedida

Por fim, “A Despedida”, dirigido por Lulu Wang, é sobre um costume que se tem na China. Nesse costume, quando alguém da família (como os avós) está com alguma doença, como o câncer. Ninguém da família conta para essa pessoa, pois se acredita que se a pessoa descobre que está com essa doença, ela deixa de viver. Inspirado em eventos reais vividos pela diretora, o filme mergulha nas relações familiares e culturais da China.

Então é possível aprender com séries e filmes chineses?

As séries e filmes chineses são uma forma de você incluir o mandarim no seu dia a dia, praticando sua compreensão do idioma e também conhecendo a cultura chinesa. Incluir o mandarim no seu dia a dia, com músicas, séries e filmes chineses, é fundamental para exercitar a sua compreensão do idioma e isso também faz com que você se mantenha interessado em aprender chinês.

Para quem está aprendendo mandarim, nossa sugestão é assistir a séries e filmes chineses modernos, pois as séries e filmes de época utilizam um vocabulário um pouco diferente do que utilizamos no dia a dia.

No início você pode não entender muita coisa, mas à medida que avança nos estudos, começará a compreender mais palavras e expressões com facilidade. As séries são a melhor escolha para o aprendizado, já que oferecem mais tempo para explorar cada detalhe, familiarizar-se com os personagens e a trama, além de captar falas dos personagens.

Vitória se apaixonou pelo cinema chinês, o que despertou seu interesse em estudar mais a fundo sobre os filmes e a cultura chinesa. Atualmente, ela tem vontade de realizar um curso de cinema na China.

Se você se interessou pelas recomendações, confira nossa lista de filmes e séries chineses disponíveis na Netflix, assim como nossa seleção de séries chinesas da Netflix. Aproveite cada cena, faça suas anotações e observe como sua compreensão do chinês melhora a cada episódio assistido.

Se a ideia de aprender chinês está passando pela sua mente, dê o primeiro passo participando do Curso de Chinês Gratuito no Clube de Chinês. Essa é uma excelente maneira de iniciar sua jornada de aprendizado, permitindo que você mergulhe em séries e filmes chineses e compreenda o que está sendo dito.

🎬 Qual destes filmes chineses você vai assistir primeiro? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários. Queremos saber qual filme mais despertou seu interesse!🍿