Ano Novo Chines e as tradições da cultura chinesa

Ano Novo Chinês: conheça sobre este Festival de Primavera e as tradições chinesas.

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival de Primavera, é a celebração mais longa e importante da China. Embora os chineses utilizem o mesmo calendário que nós em seu cotidiano, os festivais tradicionais seguem o calendário lunissolar. Por conta disso, o festival acontece anualmente em datas diferentes no nosso calendário. Outra diferença entre o nosso ano novo e o ano novo chinês é a duração. Enquanto celebramos o ano novo em um único dia, o ano novo chinês é um festival que se estende por 7 a 14 dias.

Em 2024, o Ano Novo Chinês começa no dia 10 de fevereiro, dando início ao Ano do Dragão, animal que é símbolo de força, boa sorte e prosperidade. Para celebrar o Ano do Dragão, o Clube de Chinês abriu uma turma especial de Ano Novo para o curso online de mandarim, e as inscrições já estão abertas.

Ao buscar a tradução de “ano novo” em chinês, encontramos 新年 (xīn nián), uma expressão que pode ser utilizada para referir-se ao ano novo. No entanto, a expressão mais utilizada para se referir ao Ano Novo Chinês é 春节 (chūn jié), que é a junção de “primavera” – 春 (chūn) e “festival” – 节 (jié).

Para desejar Feliz Ano Novo em chinês você pode utilizar a expressão 新年快乐 (xīn nián kuài lè), que é a junção de “ano novo” – 新年 (xīn nián) e “feliz” – 快乐 (kuài lè). Você pode ainda complementar o seu feliz ano novo desejando muita fartura – 恭喜发财 (gōng xǐ fā cái).

Tradições do Ano Novo Chinês

A China é rica em cultura e repleta de tradições. Se você deseja aprender mandarim e mergulhar ainda mais nesse universo cultural, matricule-se no Curso de Mandarim do Clube de Chinês. Neste artigo, vamos apresentar algumas tradições chinesas relacionadas ao Ano Novo Chinês:

Período de viagens do Festival de Primavera – 春运 (chūn yùn)

O Chūn Yùn é um fenômeno marcante durante o festival da primavera, quando aqueles que deixaram suas cidades natais para estudar ou trabalhar em outras regiões viajam para passar o Festival da Primavera ao lado da família, resultando em superlotação nos meios de transporte.

Período de viagens do Festival de Primavera

Guioza – 饺子 (jiǎo zi)

Da mesma forma que no Brasil temos comidas tradicionais para o fim do ano, na China, a Guioza é um prato que está sempre presente no Festival da Primavera. Este prato tradicional é muito consumido no norte do país.

Guioza no Ano Novo Chinês

Pacote vermelho – 红包 (hóng bāo)

No Ano Novo Chinês, também existe uma tradição em que os pais e familiares dão um pacote vermelho com dinheiro para as crianças e adolescentes, que ainda não começaram a trabalhar. É comum que os jovens, ao começarem a trabalhar, também ofereçam o “hóng bāo” para os pais e avós como forma de agradecimento.

Pacote vermelho - hóng bāo no Ano Novo Chinês

Dança do Leão – 舞狮 (wǔ shī)

Apesar de não ter o dragão no nome, a dança do leão é uma performance que envolve tanto o leão quanto o dragão. Essa é uma tradição muito comum na zona rural. Ela também acontece na cidade, mas de maneira mais comercial. A dança tem o objetivo de trazer fartura para as lojas, e o grupo visita estabelecimentos para se apresentar e receber o pacote vermelho de dinheiro.

Dança do Leão no Ano Novo Chinês

Lanternas – 灯笼 (dēng lóng)

As lanternas iluminam as cidades e criam uma atmosfera única no Festival de Primavera Chinês. Elas utilizam a cor vermelha, que representa a felicidade. As lanternas brancas são destinadas aos mortos, sendo assim, você não verá lanternas dessa cor durante o festival. No Festival de Lanternas, que marca o fim das celebrações do Ano Novo Chinês, jovens e famílias saem às ruas para apreciar as exposições de lanternas.

Festival das Lanternas e Ano Novo Chinês

Frases tradicionais nas portas – 春联 (chūn lián)

Durante o festival, os chineses decoram as portas de suas casas e comércios com frases escritas em papel vermelho. Geralmente, são três frases, duas nas laterais da porta e uma menor na parte superior. O ideograma 联 (lián) pode ser traduzido como “conexão”, refletindo a interligação dessas frases. Essas composições formam poemas ou expressam bons desejos.

Frases tradicionais nas portas no Ano Novo Chinês

Festival de Primavera e cultura chinesa no Brasil

Uma opção para quem mora em São Paulo e tem interesse na cultura chinesa é participar do Festival de Primavera no bairro da Liberdade, onde o evento já se tornou uma tradição e você poderá conhecer de perto a cultura chinesa.

Se você deseja conhecer a cultura chinesa e também iniciar sua jornada no aprendizado do idioma, mas não sabe por onde começar, confira nosso ebook gratuito sobre o aprendizado de chinês.

Ficou com vontade de aprender mais sobre as tradições chinesas e começar a sua jornada de estudos de mandarim? Então, matricule-se em nosso curso online de mandarim online e descubra mais sobre o idioma e a cultura da china com uma professora chinesa.