Estudar na China: 5 mitos e verdades sobre intercâmbio

Estudar na China é o sonho de muitos estudantes ao redor do mundo, inclusive de muitos brasileiros que estão aprendendo sobre a cultura e a língua chinesa. Com suas renomadas universidades, cultura rica e oportunidades de aprendizado únicas, a China atrai uma quantidade significativa de estudantes internacionais todos os anos para estudarem em uma das mais de 3000 universidades espalhadas por todo o território chinês.

Estudar na China: 5 mitos e verdades sobre intercâmbio

No entanto, há muitos mitos e verdades acerca dessa experiência de intercâmbio na China. Neste guia, vamos desmistificar algumas das dúvidas mais comuns para aqueles que desejam embarcar nessa jornada educacional, seja para um curso de chinês de curta duração, graduação ou pós-graduação.

“Existem opções para estudar de graça na China”

Existem opções para estudar de graça na China?

Verdade. Diversas universidades chinesas e instituições governamentais oferecem bolsas de estudo para estudantes internacionais, então não é raro conseguir estudar de graça na China. No entanto, mesmo que nem sempre seja possível conseguir uma tão sonhada bolsa de estudos, as taxas de matrícula e custo de vida na China são relativamente mais acessíveis em comparação com outros destinos de intercâmbio para o exterior, logo estudar no gigante asiático é uma boa alternativa para aqueles que têm condições financeiras e desejam estudar em um outro país.

“Precisa falar chinês para fazer intercâmbio na China”

Precisa falar chinês para fazer intercâmbio na China?

Mito. Muitas universidades chinesas oferecem programas de graduação e pós-graduação ministrados em inglês, especialmente nas áreas de negócios, engenharia e ciências, onde o intercâmbista deve apresentar apenas o exame de proficiência em inglês. No entanto, caso o programa de estudos escolhido seja ministrado em chinês, a proficiência no do idioma é obrigatória e deve ser comprovada através dos exames de proficiência HSK e HSKK.

Entretanto, independentemente do programa escolhido, aprender mandarim é indispensável para facilitar a vida cotidiana, melhorar a integração cultural e até mesmo ser um importante diferencial no mercado de trabalho.

“Precisa ter notas altas para estudar na China”

Precisa ter notas altas para estudar na China?

Depende. Notas altas podem aumentar suas chances de ser aceito em uma universidade chinesa. Entretanto, muitas instituições consideram uma variedade de critérios para a seleção dos estudantes, como experiência extracurricular, cartas de recomendação e ensaios pessoais. Algumas universidades chinesas também oferecem programas de admissão condicional para estudantes que não atendem aos requisitos acadêmicos tradicionais.

“Existe idade certa para estudar na China”

Existe idade certa para estudar na China?

Mito. Não há uma idade específica para estudar na China. Muitas universidades aceitam estudantes de todas as idades em seus programas de graduação e pós-graduação. Também é importante considerar que a cultura e o estilo de vida na China podem ser diferentes do que você está acostumado, então estar aberto a novas experiências é essencial, independente da idade.

“Só existe intercâmbio universitário para a China”

Só existe intercâmbio universitário para a China?

Mito. Além dos programas de intercâmbio universitário, existem várias outras oportunidades para quem quer estudar na China, como cursos de idiomas, programas de verão e estágios. Essas opções permitem que os estudantes explorem diferentes aspectos da cultura chinesa e adquiram novas habilidades enquanto estão no país.

Se você está considerando estudar na China, é importante fazer uma pesquisa detalhada sobre as diferentes universidades e programas disponíveis. Além disso, entrar em contato com ex-alunos ou estudantes atuais pode fornecer insights valiosos sobre a experiência de estudar na China.

Você pode conhecer a experiência da Kivia e do Vinícius, ex-alunos dedicados do Clube de Chinês, que trilharam caminhos acadêmicos impressionantes e hoje fazem intercâmbio na China, sendo mestrandos em universidades chinesas de renome.

Lembre-se de que estudar no exterior é uma experiência enriquecedora que pode abrir portas para diversas oportunidades futuras. Seja flexível, esteja aberto a novas experiências e aproveite ao máximo sua jornada educacional na China. Com determinação e dedicação, você pode alcançar seus objetivos acadêmicos e pessoais neste fascinante país.

Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo e estaremos prontos para esclarecê-las nos próximos conteúdos do blog. Não deixe passar a chance de desvendar os segredos de estudar na China!

Ju de Almeida
Ju de Almeida 艾智贤
Professore do Clube de Chinês com mais de 3 anos de experiência. Graduade em Biomedicina pela UFU e atualmente estudante intercambista na Universidade Hubei. Poliglota e amante de idiomas.