Conheça Luiz, professor de matemática apaixonado por Mandarim

Conheça Luiz, professor de matemática apaixonado pelo Mandarim

Luiz é professor de matemática de institutos federais superior e médio, estuda mandarim e tem duas filhas que também estão estudando no Clube de Chinês. A seguir, vamos descobrir como ele uniu seu interesse pela matemática com o seu interesse pela China. 

Como surgiu o interesse em aprender mandarim? 

Luiz já possuía interesse pela China, em especial pelo ensino de matemática do país. Durante a pandemia, esse interesse aumentou por conta da velocidade em que os hospitais eram construídos no país. Além disso, o professor decidiu que iria testar e entender melhor o método de ensino de matemática chinês em uma instituição de ensino médio no Brasil. 

Ele começou a estudar o idioma com aplicativos como Skritter e Hello Chinese. A sua filha Cecília, também se interessou, e começou a utilizá-los junto com o pai. Conforme ia instalando os aplicativos, praticavam diferentes esferas do idioma: desde ideogramas até frases prontas. 

À princípio, Luiz tinha receio de estudar chinês por conta dos ideogramas. Porém, conforme foi avançando em seus estudos, percebeu que a escrita chinesa não era tão complexa quanto parecia, e é bem fácil de memorizar. Ele também nos contou que hoje é satisfatório poder ler os ideogramas e ver como ele se desenvolveu no estudo do idioma. 

Para muitos estudantes, o aspecto mais difícil do idioma é a pronúncia, em especial os tons. Mas, Luiz aconselha: por mais que no início possa parecer estranho pronunciar as palavras “no sotaque chinês”, é imprescindível que isso seja feito. 

As crianças possuem uma maior facilidade em aprender um novo idioma, e devem ser incentivadas desde cedo. Ao observar uma das filhas estudando, de modo imersivo, assistindo a vídeos infantis e praticando também pelo celular, ele percebe a rapidez com que ela aprende os ideogramas antes mesmo de ser completamente alfabetizada em português. 

Como a matemática te aproxima da China?

Aprendizado do mandarim. Ensino de matemática na China.

Desde muito tempo, como professor de matemática, Luiz se impressiona com a quantidade de medalhas e conquistas chinesas em olimpíadas de matemática e física. Mas, fica decepcionado com o fato de que muitos pesquisadores não falam o idioma nativo, e considera isso como um requisito fundamental para ter um conhecimento mais aprofundado do país. 

Sendo assim, Luiz considera ir para a China para entender e ter uma visão mais precisa de como o ensino de matemática no país funciona na prática, e entender como isso pode ajudar o ensino dessa e de outras matérias no Brasil. Para isso, é preciso saber o idioma para ler os materiais didáticos e assistir as aulas das escolas chinesas. 

Por que aprender mandarim? 

Luiz ressalta o quão importante é aprender o idioma para melhores oportunidades de emprego e relações diplomáticas entre o Brasil e a China. 

Também é Interessante notar que ele utiliza a plataforma da comunidade do Clube Chinês para se comunicar com os membros da família em chinês, criando um ambiente imersivo e de conexão. Afinal de contas, ter estímulos afetivos para aprender um novo idioma é algo extremamente eficiente e cria um sentido para estudar. 

Ao conversar com a esposa, que mora em outro estado por conta do trabalho, Luiz brinca:  “É melhor você aprender chinês também, pois daqui a pouco nossas filhas estarão trocando segredos em mandarim!” 

Dicas do Luiz para estudantes de mandarim 

Luiz aconselha a não desanimar ao aprender outro idioma pois, por mais difícil que pareça, é tudo uma questão de prática e persistência. O importante é estabelecer uma meta e, assim como no caso dele, se parabenizar e se surpreender com o avanço que está conseguindo no idioma. 

À princípio, Luiz havia estabelecido uma meta de se tornar fluente em mandarim até o ano de 2030. Mesmo com a vida corrida, ele fica feliz em reconhecer que já alcançou o nível do curso Chinês 3 antes mesmo de um ano ter se passado. 

Com isso, ele considera o aprendizado do chinês como um presente para o seu “eu” do futuro e para as suas filhas, que também estão aprendendo o idioma. Ele também espera poder visitar a China um dia, para se comunicar no idioma aprendido ou até mesmo fazer um doutorado no país. Sendo assim, ele ressalta: “Se você quer aprender uma cultura, você tem que saber a língua.” Assista à conversa completa que tivemos com Luiz:

Camila Castro 尚米拉
Camila Castro 尚米拉
Professora no Clube de Chinês, graduanda na Universidade de Hubei em Ensino de Chinês como Segundo Idioma, apaixonada pela escrita e poesia da China.

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