Escrita chinesa, Caracteres chineses
|

Caracteres chineses básicos para estudantes iniciantes 

Você está começando a estudar chinês agora, acabou de abrir o material didático e se deparou com um sistema de escrita completamente novo: os caracteres chineses. Não são letras, a pronúncia deles não parece tão clara, e você está completamente perdido nessa situação. Nesse mar ainda inexplorado da escrita chinesa, é impossível não se questionar: quais caracteres devo aprender primeiro?

Não se preocupe, agora iremos aprender um pouco sobre a origem dos caracteres chineses, como aprendê-los e como escrevê-los. Vamos também conhecer alguns caracteres essenciais para quem acabou de começar a estudar chinês. 

Caracteres chineses

O que são os caracteres chineses?

Para começar, imagine que alguém peça para você escrever a palavra “sol”, porém sem utilizar letras. Provavelmente faria um círculo e adicionaria alguns pequenos traços ao redor dele, certo?

Foi assim que os chineses fizeram há milhares de anos. Uma das lendas mais famosas sobre a criação dos caracteres chineses diz que foi obra de Cang Jie, um historiador do Imperador Amarelo que se baseou nas formas da natureza para criar a escrita, já que anteriormente as pessoas faziam registros através de nós em cordas.

Evilução dos caracteres chineses

Para coisas concretas, como “sol”, “peixe” ou “pessoa”, essa técnica era eficiente. Contudo, para representar ações e conceitos abstratos, como “ver”, “bom” ou “brilhante”, surgiu a necessidade de combinar diferentes caracteres para expressar uma ideia. Por exemplo, a palavra “ver” – 看 (kàn) é uma combinação dos caracteres “mão” – 手 (shǒu) e “olho” – 目 (mù). Isso porque costumamos colocar a mão acima dos olhos para enxergar melhor o que está longe.

E isso é só o começo. Os caracteres chineses, são classificados em cinco ou seis categorias, denominadas 六书 (liù shū), sendo que duas delas foram apresentadas agora: a pictográfica (representações de algo concreto), e a logográfica (combinação de dois ou mais caracteres para formar um significado). 

A professora Sisi tem um vídeo bem interessante sobre a história dos ideogramas chineses. Que tal conferir? 

Como aprender a escrita chinesa?

Para começar a aprender os caracteres chineses, é fundamental compreender a ordem dos traços, ou seja, saber por onde começar e terminar cada traço. Assim como aprendemos a escrever as letras ocidentais seguindo uma ordem específica, como o “triângulo” seguido por um traço horizontal para formar a letra A, o mesmo princípio se aplica aos caracteres chineses.

Depois de se acostumar com a ordem dos traços, e também compreender algumas de suas exceções, é aconselhável escrever os caracteres se atentando aos seus componentes, ao invés de traço a traço. 

No nosso idioma materno, quando vamos escrever uma palavra mais longa, como ”computador”, fica mais fácil “quebrá-la” em pequenas partes: com-pu-ta-dor, do que em letra por letra: c-o-m-p-u-t-a-d-o-r. O mesmo ocorre com o chinês. Ao escrever o caracter 好, é bem mais prático “quebrá-lo” em duas partes: 女 (nǚ) e 子 (zǐ), ao invés de escrevê-lo traço a traço. Dessa forma, você vai conseguir memorizar mais caracteres com mais facilidade, vai escrever com mais rapidez e, vai por mim, terá cada vez mais interesse e curiosidade sobre a fascinante história da escrita chinesa. 

Conforme você for se familiarizando com a escrita, tente encontrá-la no seu dia a dia. Pode ser através de placas em restaurantes chineses da sua cidade ou até em embalagens de produtos. Os materiais do Clube de Chinês também são maravilhosos para treinar a escrita, pois eles mostram a ordem dos traços e contém imagens sobre a evolução dos caracteres. 

China e os caracteres chineses

Os caracteres chineses básicos 

Agora que você já sabe a origem e a lógica por trás da escrita chinesa, vamos colocar esses conhecimentos em prática com 10 caracteres bem comuns que usamos no dia a dia na China. 

Como escrever “pessoa” em chinês?

O primeiro é 人 (rén). Observe-o com atenção: ele não se parece com uma pessoa? E este é de fato o seu significado. Este caracter é extremamente útil. Por exemplo, ao invés de precisar memorizar as inúmeras variações de nacionalidades, você só precisa juntar o nome do país mais esse caracter. Dessa forma, para dizer “brasileiro”, basta unir “Brasil” – 巴西 (bā xī) com 人, ficando 巴西人 (bā xī rén). Para dizer “chinês”, a lógica é a mesma: China 中国 (zhōng guó) com 人: 中国人 (zhōng guó rén). Além deste exemplo, “人” é encontrado em diversas outras palavras, como 一个人 (yí gè rén) uma pessoa / sozinho; 人民币 (rén mín bì ) moeda chinesa; ou 家人(jiā rén) membro da família.

Como escrever “bom” em chinês?

Em seguida, temos 好 (hǎo), que significa “bom”. Este caracter pertence à segunda categoria mencionada anteriormente, onde juntamos dois caracteres para formar outro, com uma ideia abstrata. Aqui, a junção de 女 (nǚ), “mulher”, e 子 (zǐ) “filho”, resulta em “família”, considerado como algo bom. Hoje em dia, praticamente tudo que expressa a ideia de algo bom tem “好” como: 好看 (hǎo kàn) significa bonito (literalmente “bom de olhar”) e 好吃 (hǎo chī) significa “gostoso” (literalmente “bom de comer”). 

Como escrever “grande” ou “pequeno” em chinês?

大 (dà) e 小 (xiǎo) são antônimos, e significam “grande” e “pequeno”, respectivamente. Para entender 大, visualize o caractere de “pessoa” (人 rén) com um traço na frente, para dar uma sensação de altura. Já para 小, parece até uma pessoa ajoelhada para ficar mais baixinha, não? Interessante notar que 大小 juntos formam “tamanho”.

Como escrever “boca” em chinês?

口 (kǒu) realmente veio do formato de uma boca aberta. Quer saber como escrever “saliva”? Junte “boca” 口, com “água” 水 (shuǐ) e temos 口水. Mas além deste, ela também pode ter outros significados. Para “entrada” e “saída” de um lugar, dizemos “入口” (rù kǒu) e “出口” (chū kǒu), respectivamente. 

Como escrever “estudar” em chinês?

Para indicar estudos 学 (xué) é o caracter ideal! “Estudar” vira 学习 (xué xí), “escola” vira 学校 (xué xiào) e, para dar mais um exemplo da lógica da escrita chinesa, juntando 大 (”grande”, lembra?) e 学 (estudo), temos, isso mesm: “faculdade” 大学 (dà xué). 

Como escrever “eu” em chinês?

Saber os pronomes é muito importante, e 我 (wǒ) “eu”, não pode ficar de fora desta lista! Se no português podemos omitir essa palavra dependendo do contexto (por exemplo: “gosto de você”), no chinês isso pode não soar natural. Por isso, não se intimide com a quantidade maior de traços, pois em pouco tempo você já terá dominado este e muitos outros caracteres. 

escrita chinesa

Como escrever “dia” em chinês? 

Falamos de pessoas, tamanhos, ações… Mas e quanto à noção de tempo? Para isso, temos dois caracteres excelentes: 天 (tiān) e 日 (rì). O primeiro significa “céu”, e aqui podemos imaginar, algo grande (大) embaixo de um traço, que só pode ser o céu. O segundo significa “sol”. Ambos passam a ideia de dia.

“Hoje” se diz 今天 (jīn tiān). Para dizer algum dia do mês, basta colocar 日 após o número, ”dia 8” vira “8日”. Quando usar cada um? Com exceção de “domingo”, que podemos dizer tanto 星期天 (xīng qī tiān) quanto 星期日 (xīng qī rì), ambos aparecem em situações definidas. Não dizemos “8天” com o significado de “dia 8”. 

Como escrever “amor” em chinês?

Para finalizar, podemos expressar nosso amor por algo ou alguém através do caracter 爱 (ài). Além de “amor”, se juntarmos 爱 (ài) e 好 (hǎo) temos um “amor por uma coisa boa”, ou seja, hobby. 

Agora é com você!

Vimos vários caracteres novos hoje e pudemos entender sua origem e dicas para aprendê-los. Olha só, dá até para montar uma frase com os caracteres que aprendemos agora! Juntando os caracteres 我 (wǒ) 爱 (ài) 学习 (xué xí), temos: “eu amo estudar”.

Se você quer conhecer mais detalhes sobre a escrita chinesa e também aprender algumas expressões chinesas para o dia a dia, neste outro artigo você vai aprender 25 expressões básicas em chinês.

A parte mais importante do aprendizado é colocar ele em prática. Crie uma frase utilizando os caracteres que você aprendeu e escreva ela aqui nos comentários. 

Camila Castro 尚米拉
Camila Castro 尚米拉
Professora no Clube de Chinês, graduanda na Universidade de Hubei em Ensino de Chinês como Segundo Idioma, apaixonada pela escrita e poesia da China.

Posts Similares

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *