filmes chineses
|

Confira nosso top 8 de séries e filmes chineses para você maratonar na Netflix

filmes chineses

Assistir a filmes é uma forma maravilhosa de relaxar, passar o tempo, se emocionar e, ainda, conhecer outras culturas. Então, que tal conhecer um pouco mais do mundo oriental através de séries e filmes chineses?

Certamente já veio à sua cabeça os clássicos de Bruce Lee e Jackie Chan, não é mesmo? De fato, eles são ícones, mas a indústria chinesa da sétima arte vai muito mais além. Aliás, ela não se limita a histórias recheadas de artes marciais. 

Tem para todos os gostos: romance, drama, aventura, fantasia, animação, entre tantos outros. Por isso, a gente listou as melhores séries e filmes chineses disponíveis na Netflix que você não pode deixar de maratonar. Confira nosso top 8 e escolha qual vai ser o primeiro!

1. Us and them

us and them

“Pérolas ao Mar” é um romance que escapa dos clichês de “felizes para sempre”. O filme narra a vida de dois jovens que saem do interior da China e vão para os grandes centros urbanos tentar uma vida melhor. Como essa é uma realidade de muitos, assistir a essa obra é uma excelente oportunidade de conhecer melhor a cultura de lá.

A história é sobre o amor incondicional entre um casal e entre familiares. Ou seja, um amor que envolve brigas, erros, segredos, separações, encontros e a necessidade de perdão. A cada ano novo chinês, o casal retorna à cidade natal para encontrar a família, de quem escondem a real situação que vivem em Pequim.

A fotografia do filme é um espetáculo à parte, que nos faz ter uma experiência sensorial ímpar. O presente é mostrado em preto e branco, enquanto as cenas do passado são em cores. Impossível não se apaixonar pelo casal protagonista que nos desencadeiam os mais diversos sentimentos.

2. O Tigre e o Dragão

tigre e dragão

Com 10 indicações ao Oscar, este longa narra a história de dois destinos aparentemente opostos que se cruzam. Um guerreiro cansado de lutar pede que sua amada leve sua espada milenar chamada “Destino” ao Sir Te. Nesse momento, ela encontra uma jovem que está prestes a se casar contra sua vontade. Ambas desejam se libertar dos paradigmas milenares.

Sendo assim, o enredo é profundo, como grande parte dos filmes chineses. Além de mostrar o destino das duas mulheres, também mostra a filosofia dos guerreiros em tentar atingir uma elevação mental e espiritual. Por isso, é recheado de drama com cenas fantásticas de artes marciais.

Sobretudo, uma curiosidade é que os quatro personagens principais falam mandarim com sotaques diferentes. Então, aproveite para prestar atenção e conhecer as diferenças que existem no mesmo idioma.

3. Shanghai Fortress

Shanghai Fortress

Nesse filme de ficção científica que se passa em 2035, alienígenas invadem a Terra em busca de fontes de energia. Após derrubarem inúmeras fortalezas de grandes cidades, Xangai é a única esperança para salvar a terra.

O filme é, em sua grande maioria, computacional. Apresenta muitas naves, extraterrestres, batalhas e um visual bastante metálico. Em meio ao cenário distópico, os personagens vivem grandes cenas de amizade, além do romance unilateral de Jiang por Lin, uma jovem militar de alta patente. Uma dica: não deixe de ver as cenas pós-crédito!

4. A Sun

sun

Esse filme de melodrama conta a história da família Chen: uma mãe com dificuldades no trabalho, o filho estudioso que tenta cursar Medicina, o filho mais velho que se envolve em um crime e o pai que não consegue perdoar o filho que erra.

Ao longo da trama, podemos identificar que o filho que víamos como ideal, também tem alguns segredos. Em virtude disso, toda a família sofre consequências devastadoras e precisa passar por inúmeras provações antes de ter um sinal de esperança.

A Sun explora muito bem os dramas familiares a partir da visão dos pais, como também dos filhos com personalidades diferentes. Assim sendo, é um dos filmes chineses imperdíveis na Netflix.

5. Mulheres Ocultas

mulheres ocultas

No dia em que comemora o aniversário, a matriarca de uma família recebe a notícia da morte do ex-marido. Porém, não desiste da festa e enfrenta as objeções das filhas e da atual mulher do falecido. A reunião de todas as mulheres para o funeral é a ocasião perfeita para desenterrar e resolver antigos conflitos.

Em suma, ao abordar mulheres de gerações tão diferentes, o filme mostra como elas se libertam dos limites e vivem os valores da tradição chinesa, a dor, o luto, a reconciliação e a amizade. Um drama com bons toques de humor, Mulheres Ocultas é um sucesso de bilheteria e concorreu a diversas premiações. O bacana é que no filme além do mandarim, há a presença de outros dialetos em seu enredo.

6. Os Indomáveis

indomaveis

Considerada uma das melhores séries chinesas, Os Indomáveis conta uma história baseando-se em um manhua, isto é, quadrinhos chinês que mistura ação e romance na dose certa, agradando todos os públicos. O começo mostra um personagem que voltou da morte para cumprir uma vingança. Desse modo, a obra conta com várias cenas de flashback.

Além disso, os personagens são intensos e é incrível ver a evolução da amizade entre eles. Por fim, as cenas de ação muito bem coreografadas, a fotografia e os diálogos são de tirar o fôlego.

7. Day and Night

day and night

Se você é fã de investigação, certamente vai adorar maratonar essa série. Afinal, a cada episódio nossa curiosidade aumenta. Hongfen é um líder de um departamento de investigação que deseja assumir o caso de seu irmão, suspeito de ser um assassino foragido.

Por sua vez, Zhou, uma novata, é ordenada a ficar na cola do colega e passam a trabalhar juntos. Assim, a trama se torna cada vez mais envolvente.

8. O Avanço da Fênix

avanço da fenix
https://interprete.me/wp-content/uploads/2018/09/o-avanco-da-fenix-netflix-the-rise-of-phoenixes-dorama-chines-700×361.jpg

Essa série é uma verdadeira obra de arte cinematográfica. Baseada no clássico da literatura chinesa Huang Quan, é recheada de ação, amor, intrigas e traição. A história mostra uma filha não legítima da família Qiu que foi exilada depois de cometer um crime. Então, ela procura superar a si mesma para ter sucesso na vida.

No entanto, após descobrir que o reino atual foi construído sobre inúmeras mortes de seus familiares, ela parte em busca de vingança.

E então, qual desses filmes chineses você vai assistir primeiro? Como você viu, há enredo para todos os gostos. Aliás, que tal assisti-los em mandarim? Assim, você já vai treinando o idioma!

Se você acha que os idiomas orientais são todos iguais, não deixe de acompanhar nosso outro post para entender a diferença entre chinês, japonês e coreano! Então, curioso para saber qual é?

再见!

Kenji Takada 高田

Professor de mandarim com mais de oito anos de experiência. Graduado em Letras (bacharelado e licenciatura) pela UNESP.

Posts Similares

11 Comentários

  1. “A little thing called First love”sem dúvida é a melhor série chinesa,eu já assisti umas três vezes. Amo o desenrolar deles e a timidez dela, merecia tá nessa lista

  2. pérolas do mar está em primeiro lugar com o nome “Us and Them” rsrs.

    O Avanço da Fênix na minha opinião é sensacional, só perde para Ashes of Love e The Princess of Weiyoung.

  3. o avanço da fênix eu estou assistindo,a história não é essa. Ela não parte em busca de vingança. E a série de obra prima não tem nada, é uma das séries chinesas mais fracas que eu assisti. E vcs. omitiram um dos melhores filmes que eu já assisti em toda a minha vida, Pérolas no mar.

    1. pérolas do mar está em primeiro lugar com o nome “Us and Them” rsrs.

      O Avanço da Fênix na minha opinião é sensacional, só perde para Ashes of Love e The Princess of Weiyoung.

    2. Me desculpem, depois eu vi que a tradução para us and them é exatamente pérolas no mar, um dos melhores e mais emocionantes que eu já vi na minha vida. O Avanço da Fênix acabei assistindo até o fim, mas realmente é fraca, no máximo, intermediária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *